www.fcmmg.br

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais


Medicina

Modalidade: Bacharelado
Duração: 6 anos
Turno: Integral
Vestibular: Anual
Matriz Curricular (1º ao 4º ano)

O curso

Ao mesclar tradição, modernidade e excelência no ensino, para atender os anseios pessoais, da sociedade e as exigências do mercado, o seu foco principal é a formação de médicos generalistas, que devem estar aptos a desenvolver atividades tanto nas áreas fundamentais quanto nas específicas da medicina, ao final do período acadêmico. A partir de 1988, com as modificações no currículo, as atividades práticas ambulatoriais e hospitalares passaram a constituir mais de 60% da carga horária total, transformando os alunos em elementos ativos do aprendizado. O modelo docente-assistencial adotado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG oferece, também, o Programa de Internato Rural/Metropolitano, cujo objetivo é desenvolver entre os estudantes da 5.ª série atividades voltadas à atenção básica e em saúde coletiva na zona rural, sob a orientação de preceptor. Os dois primeiros anos do curso são dedicados ao ensino básico, mas algumas disciplinas já desenvolvem atividades práticas, no sistema de saúde coletiva (preventiva). No terceiro ano, o aluno tem iniciação ao exame clínico e a parte prática do curso se desenvolve em âmbito hospitalar. O 4.º e o 5.º anos são dedicados à formação profissionalizante e as atividades práticas são desenvolvidas em ambulatórios, pronto-socorro e Internato Rural. O 6.º ano é dedicado ao internato obrigatório nas quatro áreas fundamentais (clínica médica, pediatria, tocoginecologia e cirurgia), sendo realizado principalmente na rede hospitalar.

O perfil profissional

A proposta do Curso de Medicina da FCMMG é garantir a formação de profissionais capazes de atuar em vários níveis da atenção à saúde, com postura ética, visão humanística e social. Tal perfil inclui o trabalho junto à comunidade, conhecendo seus problemas e necessidades, além da elaboração de ações que visem à prevenção e o controle social de doenças, por meio da integração em equipes multiprofissionais e da atuação intersetorial.

O mercado de trabalho

O exercício profissional ocorre em serviços privados e públicos, hospitais, postos de saúde, secretarias de saúde, clínicas e centros de reabilitação, laboratórios de análises clínicas, institutos de pesquisa científica, instituições de ensino, consultórios particulares, instituições recreativas, esportivas, indústrias, empresas etc.

Reconhecimento legal:
Reconhecido pelo Decreto nº 37.269 de 28/04/1955, D.O. de 07/05/1955 e Renovação de Reconhecimento: Portaria SESu nº 1.180 de 23/12/2008, D.O.U. de 26/12/2008.

Coordenador:
Benedito Scaranci Fernandes

Competências a serem desenvolvidas >

Fone: +55 31 3248-7100
Fax:   +55 31 3248-7132
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG
Alameda Ezequiel Dias, 275 - 3 º Andar
CEP: 30130-110 Belo Horizonte - MG - Brasil
© 2010, Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.